Topo

Após fim de quarentena, China reforça monitoramento por smartphones

Felipe Zmoginski

15/04/2020 04h00

Sinal verde: cor do código QR muda se usuário se expor demais (Reprodução)

O Brasil decidiu, esta semana, suspender o monitoramento de grupos de pessoas com base em sua localização obtida por meio da técnica de "triangulação de antenas". Pelo método, operadoras de telefonia conseguem informar às autoridades de saúde o percentual de pessoas que tem se deslocado nas cidades brasileiras. Atualmente, o índice de adesão à quarentena é em torno de 50% em municípios como São Paulo. O cenário ideal, segundo o ministério da Saúde, seria uma adesão em torno de 70%.

A suspensão foi anunciada, nas redes sociais, pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, que tomou a decisão após ser orientado pelo presidente Jair Bolsonaro a agir "com cautela" na captação de dados, mesmo que anônimos, dos cidadãos. A decisão brasileira  é oposta ao método usado pela China, que integrou bases de dados públicas e privadas para mapear a adesão à quarentena no país para limitar os efeitos da epidemia de coronavírus.

Na China, o histórico de deslocamento registrado no smartphone de cidadãos que testaram positivo para covid-19 era acessado e usado para emitir alertas a terceiros, que eventualmente compartilharam espaços com a pessoa infectada. Assim, se você usou um carro por app ou esteve no mesmo vagão de metrô que alguém positivo para covid-19, recebia um SMS de alerta para que restringisse (ainda mais) seu contato social e monitorasse seus sintomas.

No auge da crise, foi proibido sair às ruas sem máscaras (mesmo para ir ao supermercado) e pessoas diagnosticadas como infectadas eram levadas para hospitais temporários, mesmo que tivessem apenas sintomas leves. O objetivo era assegurar seu isolamento, impedindo-as de passar o vírus adiante, mesmo que "apenas" para as pessoas que vivem na mesma casa que ele.

Os métodos usados pela China, primeiro país vítima do novo coronavírus, são controversos e agressivos, porém se demonstraram eficazes. Mesmo sem tempo para preparação prévia, a China anotou 3.341 mortes pela doença.  Os Estados Unidos, por exemplo, onde a epidemia só ganhou força mais de 60 dias após eclodir em Wuhan, já soma mais de 25 mil óbitos, números que ultrapassam as 21 mil vítimas fatais italianas.

Neste início de abril, o epicentro da crise na China, a cidade de Wuhan, foi retirada de lockdown e voos, trens e ônibus para outras localidades do país voltaram a circular. Em Xangai, as escolas públicas devem retomar as aulas em uma semana.

Shopping centers voltaram a funcionar, mas para entrar é preciso ter sinal verde (Reprodução)

A vigilância sobre os cidadãos, no entanto, não foi relaxada. Nesta nova fase, todos que desejam circular livremente pelas ruas devem preencher um cadastro online em que informam seus dados pessoais, histórico recente de viagem, casos de covid-19 na família e sintomatologia, como a ocorrência de febres e crises de tosse, sintomas comuns da infecção por covid.

Um dos apps a fornecer este cadastro online é o onipresente meio de pagamento AliPay. Após fornecer seus dados, o app gera um QR Code, que pode ser verde, amarelo ou vermelho. Muitos bares, restaurantes e escritórios só autorizam a entrada de pessoas que mostrem serem portadoras de um QR Code verde, que pode mudar de cor caso você circule demais ou entre em contato próximo com pessoas infectadas.

Ninguém é obrigado a preencher o formulário, mas para usar linhas de trem intermunicipais ou acessar grandes shopping centers, é fundamental exibir o app e o código verde. O método pode soar excessivamente invasivo, mas é visto pelo governo chinês como uma condição essencial para evitar o retorno ao quadro de isolamento social e uma segunda onda de infecções.

Apesar de controverso, o mesmo sistema deve ser adotado em países ocidentais. O governo do Reino Unido divulgou, no início desta semana, que trabalha no desenvolvimento de uma solução similar, para monitorar a exposição de seus cidadãos a áreas ou regiões com maior incidência de infecções.  O governo inglês, porém, adiantou que a adesão será voluntária e não haverá checkpoints para conferir o "status" de cada pessoa para admitir sua entrada em um local público.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Após fim de quarentena, China reforça monitoramento por smartphones - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Felipe Zmoginski foi editor de tecnologia na revista INFO Exame, da Editora Abril, e passou pelos portais Terra e America Online. Foi fundador da Associação Brasileira de Online to Offline e secretário-executivo da Associação Brasileira de Inteligência Artificial. Há seis anos escreve sobre China e organiza missões de negócios para a Ásia. Com MBA em marketing pela FGV, foi head de marketing e comunicações do Baidu no Brasil, companhia líder em buscas na web na China e soluções de inteligência artificial em todo o mundo.

Sobre o Blog

Copy from China é um blog que busca jogar luzes sobre o processo de expansão econômica e desenvolvimento de novas tecnologias na China, suas contradições e oportunidades. O blog é um esforço para ajudar a compreender a transformação tecnológica da China que ascendeu da condição de um país pobre, nos anos 80, para potência mundial.